Na Ball, estamos comprometidos em criar e manter um ambiente de trabalho que seja seguro, justo e inclusivo para todos os empregados, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, idade ou nacionalidade.
Em atenção à Lei nº 14.611/2023 e suas regulamentações, compartilhamos os Relatórios de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios gerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)1. Antes de divulgar o resultado apresentado em sequência, a Ball deseja esclarecer que:
- os dados estatísticos fornecidos pelo MTE foram extraídos da RAIS 2022 e não têm meios de indicar efetivamente práticas discriminatórias entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções. Esses dados refletem apenas diferenças entre grupos de ocupações ou cargos e não entre funções idênticas. Para homens e mulheres que exercem funções equivalentes, a empresa aplica a mesma faixa salarial, em respeito ao Artigo 461 da CLT;
- adicionalmente, desde 2022 a Ball contrata anualmente um estudo específico realizado pela consultoria MERCER, que analisa e aponta quaisquer divergências em salários entre homens e mulheres, considerando critérios como tempo no cargo, performance, senioridade na posição, compatibilidade de atribuições, entre outros critérios relevantes para se avaliar a paridade salarial. O último relatório realizado em 2023 com todos os empregados do Brasil, apontou disparidades em apenas 0,6% dos casos, que foram prontamente trabalhadas para garantir 100% de paridade;
- além disso, desde 2020, a empresa implementa diversos programas para garantir a equidade, tais como:
- extensão de licença-maternidade e paternidade para todos os formatos de família (monoparentais e multiparentais);
- concessão de benefício auxílio-creche para mães e salas exclusivas de lactação em todas as unidades;
- parceria com escolas técnicas para formação de mão-de-obra feminina;
- programas de mentoria para talentos diversos – com foco em gênero e raça;
- programas de desenvolvimento profissional voltado para lideranças femininas;
- vagas afirmativas exclusivas para mulheres;
- campanhas educativas e trilhas de letramento sobre equidade de gênero;
- Women Ball Network – grupos de afinidade formado por 170 empregados voluntários que constroem e apoiam um ambiente diversificado e inclusivo na Ball.
É importante destacar que tais medidas surtiram efeito positivo no avanço da Ball no Brasil em relação à inclusão de mulheres:
- Nos últimos quatro anos, a participação de mulheres no quadro geral aumentou 60%, alcançando 22% do quadro geral da Ball no Brasil.
- Temos o compromisso público global de alcançar 30% de representatividade feminina em nossa força de trabalho e 50% de mulheres em posições de liderança até 2030.
Desta forma, desejamos comunicar de forma transparente o nosso forte compromisso com a equidade, que é uma jornada contínua.
1 A Ball Corporation destaca que o relatório do CNPJ 00.835.301/0011-07 ainda não foi disponibilizado pelo MTE para publicação.