Ser sustentável pode ser simples. Comece escolhendo a melhor embalagem.

Por acreditar em um consumo com menos lixo e mais consciência, a Ball criou, em 2018, o VADELATA, movimento em prol do consumo da latinha de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente. A iniciativa se expandiu em 2021 para países de língua hispânica, com foco em Argentina, Chile e Paraguai e foi batizada de QUIEROLATA

O objetivo é conscientizar a todos sobre consumo consciente e um estilo de vida mais sustentável, sabendo que a opção pelas latinhas é aquele primeiro passo em direção a fazer o bem para o planeta. O movimento já vem realizando importantes ações nos eventos mais queridos pelo consumidor na América do Sul, além de contar com uma rede de influenciadores e formadores de opinião que apoiam e dão voz a causa. 

Ou seja: se você é uma pessoa que valoriza a diversão, preza pela natureza e aprecia o sabor, vem com a gente e VADELATA! 

Agora, entenda um pouco mais sobre os três principais motivos pelos quais você deve escolher a latinha como a embalagem favorita para matar a sua sede:  

Cool can

QUEM CURTE A DIVERSÃO É FÃ DA LATA

A latinha é para beber onde quiser, gela rapidinho, e descomplica a diversão. Bonitas, leves e fáceis de carregar, as latas são perfeitas para os momentos em família e também nas horas inesquecíveis com a galera. Por isso, estão sempre presentes nas ruas, nos blocos de carnaval, nos shows, praias, churrascos e em todos os locais onde a diversão impera.

A latinha faz questão de estar em todas e você, claro, tem todos os motivos para ser fã da embalagem mais descolada que existe! Afinal de contas, quem adora o lado divertido da vida, tem tudo para ser um eterno defensor da lata.

 

Sustainability can

PRESERVAM O SABOR E O AROMA

Por não permitirem a incidência de luz e dificultarem o contato do líquido com o oxigênio, as latinhas evitam que a sua bebida favorita perca as características originais, mantendo-a do jeitinho que ela foi envasada. Muito mais leves e fininhas, as latas conseguem gelar o líquido mais rápido.

Portanto, são também a melhor opção para os almoços de família, aquele jantarzinho a dois ou em qualquer outra ocasião em que compartilhar o sabor faça a diferença. Ah! E como latinha é aquela opção rica em conveniência para todo tipo de bebidas – água, vinho, cerveja, drinks prontos, energéticos, sucos, chás, refrigerantes etc –, elas são ideais para harmonizar com sua comida favorita.

Ficou com gostinho de quero mais?! Então, VADELATA!

 

 

Flavor can

100% E INFINITAMENTE RECICLÁVEIS

As latas de alumínio são as embalagens mais recicladas do mundo e as mais sustentáveis da cadeia de bebidas. No Brasil, quase 100% das latas produzidas são recicladas, o que significa que a latinha que está aqui hoje, quando descartada corretamente, estará aqui, como uma nova lata, em até 60 dias. Além disso, o ciclo da reciclagem deste material reduz em 95% os gases de efeito estufa e consome apenas 5% da energia, se comparado ao processo de produção do alumínio primário.

Com a latinha, você ajuda a reduzir o acúmulo de lixo, o planeta fica mais limpo e sua consciência mais tranquila!

 

Mundial de Futebol

Durante o Campeonato Mundial de Futebol, em 2018, o movimento reflorestou o equivalente a 10 campos de futebol na Mata Atlântica. Na campanha “Quem torce pelo mundo bebe na latinha”, o consumidor comprava sua bebida favorita em lata e, com isso, contribuía com o plantio de mudas de árvore. 

Carnaval 2019

Em 2019, lançou a campanha “Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão”, marcando presença em três grandes Carnavais do Brasil. No Rio de Janeiro, o VADELATA deixou seu legado a partir do projeto “Do Meu Lixo Cuido Eu”, que fez a gestão dos resíduos recicláveis gerados no sambódromo, coletando mais de 30 toneladas. Em Recife, o movimento patrocinou o Galo da Madrugada e lançou uma lata de cachaça Pítú com realidade aumentada, em homenagem ao bloco. Em São Paulo, o cantor Carlinhos Brown disseminou as mensagens da campanha em um bloco de 1 milhão de pessoas.

30 anos da lata de alumínio

No mesmo ano, celebramos o aniversário de 30 anos da lata de alumínio no Brasil e a comemoração foi grande: o VADELATA presenteou seus seguidores que comemoravam a mesma idade da latinha a partir da ação “Trintou com a lata”. A iniciativa movimentou as redes sob o comando da influenciadora Thaynara OG e cerca de 500 kits com a lata comemorativa da campanha foram distribuídos.  

Carnaval 2020

No ano de 2020, mais um marco foi celebrado. A partir da campanha “Por um carnaval infinitamente sustentável” e, em parceria com a Novelis, o VADELATA reciclou mais de 14 toneladas de resíduos em 16h de desfiles do Galo da Madrugada, o maior bloco da terra, em São Paulo e Recife. 

VadelataStore.com

No mesmo ano, o VADELATA lançou a vadelatastore.com.br, e-commerce exclusivo para bebidas em lata, que oferece um vasto leque de opções, incluindo desde cervejas especiais, vinhos, espumantes, gim, hard seltzer e até água lupulada, todos envasados na embalagem mais amiga do meio ambiente. Com o objetivo de atender aos novos hábitos de consumo gerados pela pandemia de COVID-19, o e-commerce realiza entregas para todo o Brasil de uma forma prática e segura. Diante de um momento desafiador em todo o mundo, a loja deu início às suas atividades com uma campanha de aproximação, mesmo que à distância, em parceria com o poeta @umcartao. Durante a ação, chamada de “Um brinde é o melhor presente”, consumidores puderam enviar packs de latinhas acompanhados de cartões físicos exclusivos do artista, surpreendo pessoas amadas. Saiba mais em vadelatastore.com.br.

Green Week

O e-commerce também deixou seu marco em prol do meio ambiente em uma ação na contramão da Black Friday. Durante a Green Week, realizada entre 30 de novembro e 06 de dezembro de 2020, cada lata vendida na loja gerou uma doação de 5,00 R$ para o Instituto Route Brasil – que promove limpezas de praias e ilhas no Brasil e no mundo. Subsidiada pela Ball, a ação propôs uma reflexão sobre o impacto que nossas escolhas causam no meio ambiente, após um período em que culturalmente há um aumento no consumo. 

Show de lives

Os fãs da latinha também puderam aprender muito sobre suas bebidas favoritas em 2020. O VADELATA se uniu ao sommelier José Padilha para apresentar uma série de 16 lives. Os encontros exploraram as vantagens da embalagem para o consumo e para o mercado, derrubando mitos e apresentando-a como uma grande aliada para quem produz, vende, serve e consome bebidas – além de mostrar quais são seus benefícios para o planeta. O especial contou com a presença de enólogos, cervejeiros, executivos, músicos, sommeliers, mixologistas e jornalistas. 

Desperte sua Latitude

Em 2021, Ball, Akatu e Menos 1 Lixo juntaram-se para o lançamento da campanha “Desperte sua Latitude”, um importante projeto de educação ambiental sobre a real circularidade das embalagens que consumimos. Seu pré-lançamento contou com a veiculação da websérie “Fato ou Fake”, que introduz o assunto “circularidade e escolha responsável das embalagens” de uma forma divertida e próxima do cotidiano. A iniciativa ainda conta com uma forte campanha digital, um website e um e-book gratuito com um guia prático de como ser mais sustentável.

Concurso cervejeiro

2021 também foi o ano dos apaixonados por cerveja movimentarem as redes do VADELATA. Em parceria com a Cervejaria NewAge e com a Agrária Malte, o movimento lançou o Concurso Wienbier, que avaliou receitas de cervejeiros amadores de todo o País e, após de mais 200 inscrições, consagrou o carioca Marco Antônio Ferraz, de 31 anos, com o troféu de Mestre Cervejeiro Wienbier 2021. Sua receita exclusiva de American Pale Ale tornou-se a nova Wienbier nº 60, produzida pela cervejaria NewAge e já disponível no mercado. 

Pride Month

No Dia do Orgulho LGBT 2021, a Ball e a Vivant, pioneira no ramo de vinhos em lata no país, lançaram uma edição limitada de lata para o vinho rosè, com as cores do arco-íris, e iniciaram uma ação nas redes do VADELATA e da produtora de vinhos. A campanha substituiu a tradicional harmonização pela palavra “hAMORnização”. A expressão “hAMORnize!” foi utilizada em diversas comunicações, traduzindo o posicionamento das empresas sobre o respeito à diversidade. A amplificação ficou por conta dos influenciadores Vitor di Castro e Alexandra Gurgel e foram produzidos brindes em conjunto com a Loja AFIRME, que promove o empoderamento de trabalhadores da comunidade LGBTI+. Parte dos lucros arrecadados com a campanha foram doados para a Casa AFIRME, projeto de acolhimento de pessoas da comunidade em Porto Alegre.

O movimento segue conquistando mais e mais apoiadores no Brasil e na América do Sul e garante: não para por aí! A união entre diversão e um consumo mais consciente ainda vai celebrar muitos marcos.

POR QUE LATAS?

Veja o nosso manifesto: 
https://www.facebook.com/vadelata/videos/1194186894412933

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

facebook.com/vadelata
facebook.com/quierolata

TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM!

Siga @vadelata e @quierolata fique por dentro de tudo.